Professor Canavesi, um troféu para a SEME

Texto: Paulo Gervino
pantar@prefeitura.sp.gov.br
Vanessa Dini
vdini@prefeitura.sp.gov.br

Foto: Paulo Gervino
pantar@prefeitura.sp.gov.br


O Professor José Paulo Ruiz Canavesi é o nosso entrevistado do dia na série “Essa é a Nossa Gente”, que conta a história dos funcionários da Família SEME.

José Paulo Canavesi nasceu em Bauru, interior de São Paulo, é formado em Educação Física pela Escola de Educação Física de Bauru, e veio para a capital paulista em 1970.
O Professor entrou na Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação em 1971, por meio de concurso público e hoje é Presidente da Associação Desportiva Centro Olímpico.

Antes de entrar na Prefeitura, José Paulo era atleta, e posteriormente técnico de Basquete, carreira onde obteve enorme sucesso, chegando ao comando da Seleção Brasileira Feminina da modalidade. Como técnico, conquistou 4 Campeonatos Brasileiros e 3 Campeonatos Sul-Americanos. Conquistou títulos no Chile, Uruguai, Peru, entre outros países.

O Professor José Paulo achava a carreira ótima, com todo o prestígio e as conquistas, “não havia pressão alguma da torcida para ganhar com uma equipe com Magic Paula e Hortência, as vitórias vinham facilmente”, porém, “o salário era muito baixo, eu até brinco que aceitaria receber ao invés das medalhas e troféus o valor delas em dinheiro”, e além disso “não aguentava mais viajar, não conseguia ficar com meus filhos, minha família, o trabalho era sempre aos sábados e domingos, então não tinha nem final de semana.”
Mas as amizades desse período como técnico continuam firmes, e José Paulo recebe visitas constantes de atletas que treinou, como Marta, Paula (com quem trabalhou por cerca de 10 anos), Ana Moser e Oscar.

No Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, José Paulo treinou a equipe de Basquete até 1996. Após esse período, José foi convidado pelo diretor do COTP para ser Assistente Técnico. Em 2003, foi convidado por Ana Moser para ser Coordenador Técnico, e em 2008, juntamente com esse cargo, se tornou Presidente da Associação Desportiva Centro Olímpico.

Perguntado sobre alguma história curiosa na SEME, José conta “dava pra escrever um livro só de histórias engraçadas da Secretaria, e ia virar best seller”. Muito animado, nos descreveu uma passagem: “Há 10 anos as coisas por aqui eram diferentes, o pessoal era muito amigo, e todos faziam brincadeiras. Eu, por exemplo, sabia copiar direitinho a assinatura do diretor da SEME e sempre assinava memorandos de repreensão para os colegas, para brincar mesmo. Um dia, chegou um rapaz, às três da tarde, pingaiado de tudo, bêbado mesmo, e foi para o refeitório com sua marmita. Só que ele dormiu, e ficou com metade do rosto na comida. O pessoal não deixou passar e com pasta de dente pintaram todo o rosto do sujeito, a boca como se fosse batom, o nariz de vermelho. E eu assinei um memorando de advertência que dizia ‘seu sem-vergonha, pau d’água, segunda você vai se apresentar a mim’. O rapaz acordou, viu o aviso, e se mandou, morrendo de medo. Às dez da noite ele chegou em casa, (morava longe, tinha que pegar 2 ônibus e metrô) e a mulher ficou assustada, pediu explicações e mandou ele se olhar no espelho. Imagina o susto e a vergonha do rapaz, rodou a cidade inteira com a cara daquele jeito. Depois, na segunda-feira, todo mundo ficou esperando qual seria a sua reação, mas ele faltou. Na terça ele chegou, foi direto na diretoria pedir desculpas e dizer que aquilo não aconteceria novamente. O Coronel responsável concordou, porém não entendeu nada...”

José Paulo Canavesi adora reunir os amigos para contar e ouvir as várias histórias engraçadas que aconteceram por aqui.

Fora da SEME, José adora viajar, passear e ficar à toa, ‘ao léu’. Além disso, é São Paulino, e diz que sua mulher até se assusta com a quantidade de esportes diferentes que ele assiste na TV, é fanático.

Perguntado sobre a atual Seleção Brasileira (masculina e feminina) de Basquete, o Professor nos disse: “estão fortes, com um pouco de sorte têm chances de medalha nas Olimpíadas, para as quais já estão classificadas.”

Uma pena que só teremos mais um mês do Professor Canavesi na SEME, pois ele já está aposentado e após muitos excelentes serviços prestados, deixará a Secretaria. É uma grande pessoa, de conversa fácil, com muito para contar, todos sentirão saudades de vê-lo todos os dias por aqui, mas a SEME estará sempre de braços abertos e já ansiosa por visitas, certo, Professor?